No ano de regresso do basquetebol ao Sporting, o clube conseguiu fazer uma época bastante positiva, tendo acabado em primeiro lugar, aquando a suspensão da Liga Placard, que mais tarde foi cancelada.
Na altura da decisão para a inscrição nas competições europeias, sendo que em Portugal há duas vagas, a escolha foi feita com base na classificação do campeonato antes do seu cancelamento. O clube de Alvalade vai assim jogar a Pré-qualificação para a FIBA Basketball Champions League, sendo que se perder, já tem assegurada a entrada direta na FIBA Europe Cup. Depois de 24 anos afastado do basquetebol e já há 42 sem qualquer jogo “europeu” a formação leonina confirma o regresso às lides europeias.
A FIBA Basketball Champions League é atualmente a terceira prova mais importante de clubes europeus e, tem estado a ganhar cada vez relevância e, este ano irá contar com a presença de clubes históricos como o Bilbao Basket, o Galatasaray (competiu na EuroCup a época passada), entre outros. Devido ao lugar que Portugal ocupa no Ranking da FIBA, o Sporting não poderá entrar diretamente na fase de grupos.
Fica a faltar saber qual será o outro clube português que irá preencher a segunda vaga, que dará acesso à Pré-qualificação para FIBA Europe Cup.