Subindo ainda mais na classificação da Liga Placard da temporada 2019/2020, vamos analisar a mais um clube dos Açores, destacando os seus melhores jogadores e a sua performance ao longo de todo o ano. Analisemos, então, a época 2019/2020 da Lusitânia.
Classificação Geral Liga Placard / Taça de Portugal
O clube dos Açores acabou por ter uma época regular e muito perto de alcançar a manuntenção (9 vitórias e 13 derrotas). Um dos destaques para esta equipa foi a grande vitória contra um dos candidatos ao título – triunfo em casa contra a Oliveirense – e a vitória fora de portas contra o Vitória SC. Além disso, o conjunto açoriano foi eliminado pelo Galitos nos oitavos de final da Taça de Portugal.
Um dos jogadores da Lusitânia (Shaquille Thomas) conseguiu ter uma média de 20 pontos por jogo (!), facto muito revelante, tendo em conta os objetivos do clube. Foi, claramente, um dos jogadores em destaque nesta edição da Liga Placard.
Jogadores em Destaque
- Dwayne Foreman Jr: 22/22 jogos, com médias de 18 pontos e 7 ressaltos por jogo.
- Emondre Rickman: 22/22 jogos, com médias de 9 pontos, 2 desarme lançamento e 6 ressaltos por jogo.
- Shaquille Thomas: 21/22 jogos, com médias de 20 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências por jogo.
Futuro
O futuro da Lusitânia, em conjunto com os clubes que já fizemos análises, ainda é muito incerto devido a toda situação do COVID-19. Tal como a Ovarense, esta equipa dos açores encontrava-se em zona de disputa de Playout e a ponta final do campeonato poderia mudar completamente o rumo da equipa, nomeadamente, chegar a um lugar do Playoff.