Foi precisamente há um mês que a época 2020-2021 se iniciou. No entanto, as discussões sobre os potenciais vencedores dos prémios começa sempre bem cedo na temporada e a lista de favoritos deste ano parece já estar bem definida. Em baixo, vamos-te deixar os principais nomes e serás tu a decidir quem parte à frente na luta pelo melhor dos prémios: o de MVP.
Joel Embiid

A carreira do poste dos 76ers tem sido como uma viagem de montanha-russa. Ora afetado por lesões, ora acusado por falta de empenho, a realidade é que Embiid não tem tido o sucesso que esperava ter na NBA. Contudo, o camaronês tem respondido às críticas dentro do campo e, naquela que parece ser a sua melhor forma física, tem sido o pilar do bom início da equipa de Philadelphia.
Estatísticas
27.2 PPG 11 REB 1.3 STL 1.3 BLK 56% FG 40% 3P
Classificação da equipa
1º na Conferência Este (11-5)
LeBron James

Será que iremos mesmo assistir ao declínio do King? Por enquanto, esse dia parece estar num futuro longínquo e não seria surpreendente se James jogasse a este nível para lá dos 40. Certamente, poucos esperariam que aos 35 anos LeBron continuasse a ser a principal estrela da liga. No entanto, e sem se esforçar muito, o atleta dos Lakers vai construindo o seu currículo para um quinto prémio de MVP, embora o quinto anel – e segundo consecutivo – continue a ser o objetivo primordial.
Estatísticas
24.4 PPG 7.8 REB 7.6 AST 48% FG 39% 3P
Classificação da equipa
2º na Conferência Oeste (12-4)
Nikola Jokić

À 6ª temporada na liga, Jokić continua numa impressionante e evidente progressão. Estreou-se na NBA como um poste polivalente e com qualidade de lançamento, e tem-se afirmado de tal forma que já é considerado o melhor playmaker da história na sua posição. Apesar de um início de época tremido para os lados de Denver, o sérvio tem apresentado os melhores números da sua ainda jovem carreira. O Joker é assim o segundo de três internacionais que têm surgido nas listas da corrida a MVP. Consegues adivinhar o outro?
Estatísticas
25.5 PPG 11.3 REB 9.9 AST 1.9 STL 57% FG 35% 3P
Classificação da equipa
8º na Conferência Oeste (8-7)
Kevin Durant

Um novo Big3 formou-se na cidade de Nova Iorque. Apesar de todo o historial dos Knicks, foram mesmo os Brooklyn Nets a conseguirem juntar três All-Stars na Big Apple. No entanto, antes da estonteante troca por James Harden, os Nets já contavam com um dos principais candidatos a MVP. O já vencedor de duas edições desta distinção, voltou a todo o gás de uma lesão complicada e com os seus números a contribuírem para notáveis vitórias. Agora, Durant terá que partilhar a bola com outras duas grandes estrelas, o que poderá dificultar a conquista de um terceiro prémio.
Estatísticas
31.3 PPG 7.5 REB 6 AST 1.3 BLK 53% FG 46% 3P
Classificação da equipa
7º na Conferência Este (9-8)
Kawhi Leonard

Embora seja indiscutivelmente uma das principais superestrelas da NBA, o the Klaw nunca esteve verdadeiramente próximo de vencer este troféu. Aliás, as suas duas melhores prestações foram o 5º lugar na época passada e um 2º lugar em 2016, ano em que Stephen Curry se tornou o primeiro vencedor unânime da história da competição. A realidade é que Kawhi, ora perde uma parte significante da temporada, ora coloca números menos interessantes que a concorrência.
Contudo, Leonard e os Clippers estão a dar uma resposta positiva ao insucesso da época transata, podendo isto resultar na adição do prémio de MVP a um palmarés que só carece desse mesmo troféu.
Estatísticas
25.4 PPG 5.1 REB 5.6 AST 2.1 STL 50% FG 41% 3P
Classificação da equipa
1º na Conferência Oeste (12-4)
Luka Dončić

Desta forma, o esloveno finaliza uma lista de candidatos destacada pelo equilíbrio entre jogadores nacionais e internacionais. Isto é um sinal evidente de que a liga está cada vez mais diversificada e do excelente talento espalhado por todos os cantos do mundo. E Dončić é o melhor exemplo possível, continuando a espantar todos com a sua maturidade e magia naquela que é a sua terceira temporada na liga. Resta saber se o base de 21 anos conseguirá carregar os Mavericks até uma das posições mais cimeiras da conferência, espelhando assim os seus números em sucesso coletivo.
Estatísticas
26.8 PPG 10 REB 9.6 AST 45% FG 28% 3P
Classificação da equipa
7º na Conferência Oeste (8-7)
Embora estes sejam aos nossos olhos os principais favoritos, sabemos que jogadores como Curry, Lillard, Tatum, etc. poderão ser a tua primeira escolha. Se for esse o caso, não temas colocá-la na votação 🙂