72 dias separam o último jogo da transata época e o primeiro desta. E nem é preciso esperar tanto para voltar a ver a liga elite do basquetebol mundial, com algumas equipas a iniciarem a pré-época na sexta-feira de dia 11. Depois de várias semanas em reuniões entre a liga e a associação, um acordo foi chegado para que a competição retomasse dia 22 de dezembro, permitindo que a tradição de Natal se mantivesse.
Depois de um final de época bem-sucedido numa arrojada e revolucionária ‘bolha’ no complexo desportivo da Disney de Orlando, a NBA volta desta vez ao seu habitat natural. Ainda que, numa fase inicial, sem fãs, os jogos voltarão a ser disputados nas próprias arenas das equipas*. Esta foi uma decisão que proporcionou algumas críticas, havendo quem sugerisse a realização de uma nova bolha, dado o destacado sucesso da anterior. No entanto, os jogadores alegadamente não ficaram entusiasmados com a ideia de se afastarem novamente da família, tendo assim Adam Silver, o comissário da NBA, optado por regressar a um registo mais fiel à normalidade.
Os jogos foram reduzidos numa dezena, passando a ser 72 disputados por equipa. Cada equipa enfrentará cada um dos adversários por 2 vezes (uma em casa, outra fora) à exceção dos rivais da própria divisão. A calendarização será ajustada para que seja limitado o tempo e distanciamento entre viagens. Por exemplo, uma equipa do Oeste que visite Nova Iorque deverá não só disputar partidas com as equipas do estado (Knicks e Nets), como deslocar-se para o recinto de uma das equipas nas imediações.
O calendário de toda a época regular será dividido em duas partes, com a segunda a ser só anunciada aquando da conclusão da primeira. Para desagrado de todos, haverão casos de jogadores infetados, o que poderá levar a adiamentos de jogos. Assim sendo, a liga optou por tomar medidas graduais, definindo uma pausa entre dia 5 e 10 de março, que em circunstâncias normais coincidiria com o fim-de-semana All-Star.
Para os que já desanimaram com a não realização do jogo que envolve as maiores estrelas da liga, as partidas de natal não serão o único presente deste ano. Na época que se inicia oficialmente em pouco mais de 2 semanas, haverá a repetição da fórmula ‘play-in‘ que foi um verdadeiro sucesso na temporada passada. E a mesma ainda foi melhorada, envolvendo agora os classificados entre o 7º e o 10º lugar de cada conferência, que disputarão entre si o acesso aos playoffs. Um autêntico aperitivo para abrir as eliminatórias decisivas.
E enquanto toda a comunidade aguarda o lançamento da calendarização da primeira parte da época, já foi servido o menu dos três primeiros dias da competição. Incluindo os 5 jogos que ocuparão o dia de natal.

Para inaugurar oficialmente a temporada, teremos o regresso de Kevin Durant que fará a sua estreia frente à equipa onde venceu dois campeonatos. Stephen Curry retoma também aos pavilhões, depois de ter participado apenas em 5 partidas na época 2019/2020. Lamentavelmente, Klay Thompson não fará parte da ficha de jogo, tendo sofrido uma lesão idêntica ao do ex-companheiro no último mês.
Ainda na noite de estreia, um novo duelo em Los Angeles com duas das equipas mais fortes do ano passado a apresentarem-se com plantéis renovados. Um jogo que será protagonista da habitual cerimônia de entrega de anéis aos campeões da época transata, os LA Lakers.
No segundo dia, entram em cena dois duelos eletrizantes. O primeiro entre dois dos principais candidatos a vencer o Este, onde o novo companheiro da super-estrela grega, Jrue Holiday, deverá fazer a sua estreia contra uns Celtics que viram uma das suas principais figuras, Gordon Hayward, sair após 3 épocas ao serviço do clube. No outro jogo da noite, a reforçada equipa de Phoenix verá a sua nova arma, Chris Paul, enfrentar o jovem mais promissor da liga, Luka Doncic.
E no tão aguardado dia 25, cinco embates equilibradíssimos com destaque para: a estreia de Zion Williamson na nova época e em partidas de natal; um duelo entre os últimos vencedores de MVP’s consecutivos, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo; o tão esperado regresso de Kyrie Irving ao TD Garden; o frente a frente de LeBron James e Luka Doncic, duas estrelas em momentos opostos da carreira; e, por fim, a possibilidade da equipa de Kawhi Leonard desforrar a reviravolta dos Denver Nuggets nos playoffs deste verão.
O nosso conselho? Veste aquela camisola quente de natal, pega no teu doce tradicional preferido e volta a desfrutar do melhor basquetebol do mundo.
*Os Toronto Raptors disputarão as suas partidas na cidade de Tampa (Flórida) devido a questões de saúde e limitações de tráfego internacional.