Manu Ginobili, a maior figura do Basquetebol argentino e jogador dos San Antonio Spurs, equipa com a qual conquistou 4 títulos da NBA, anunciou a sua retirada do Basquetebol.
Através da sua conta oficial do Twitter, o jogador de 41 ano, agradeceu à família, aos amigos, aos colegas de equipa, aos treinadores e, está claro, a todos os fãs que o acompanharam durante os 23 anos de carreira.
Today, with a wide range of feelings, I’m announcing my retirement from basketball. IMMENSE GRATITUDE to everyone (family, friends, teammates, coaches, staff, fans) involved in my life in the last 23 years. It’s been a fabulous journey. Way beyond my wildest dreams. pic.twitter.com/3MLCUtmd6K
— Manu Ginobili (@manuginobili) 27 de agosto de 2018
Durante os 23 anos enquanto profissional, Manu conheceu apenas cinco equipas. O argentino começou a dar nas vistas no Andino Sport Clube, transferindo-se em 1996 para o Estudiantes de Bahía Blanca, clube que representou até se mudar para Itália onde atuou pelo Viola Reggio Calabria e o Virtus Bologna, antes de chegar ao maior palco do Basquetebol mundial, a NBA.
Nos San Antonio Spurs desde 2002, Ginobili conquistou 4 anéis, foi 2x All-Star, uma vez nomeado para 6th Man Of The Year, e fez parte por duas ocasiões da All-NBA Third Team. Ginobili notabilizou-se, de igual forma, pelas vitórias ao serviço da Seleção Nacional argentina. Na Seleção das Pampas, Ginobili conquistou o Ouro Olímpico em 2004 (Atenas), o Bronze em 2008 (Pequim) e a Prata no Campeonato do Mundo de 2002 (Indianápolis).
Com a retirada do argentino, os San Antonio Spurs terminaram a ligação com “geração dourada” que ajudou o franchise do Texas a dominar a NBA durante as últimas décadas. Desde a chegada de Popovich – o último resistente – os Spurs apenas falharam os playoffs no primeiro ano do treinador no comando técnico da equipa, conseguindo vinte e uma presenças consecutivas na postseason da NBA.