De acordo com a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), a possibilidade da temporada 2019/2020 ainda poder vir a ser concluída é uma realidade forte, ainda que, se acontecer, seja “num formato diferente”.
Manuel Fernandes, presidente da FPB reuniu-se com as associações distritais para debater o futuro do basquetebol nacional e, desse encontro, saiu “a opinião geral de que, a verificar-se as condições definidas pelas autoridades competentes, deve ainda haver basquetebol até final da presente época – ainda que num formato diferente – e devem começar a ser definidos os cenários para a época 2020/2021. Foram recolhidos diversos contributos sob a forma dessas actividades, condicionados pelo momento em que vier a ser possível retomá-las. Registe-se ainda que, nos cenários que têm vindo a ser trabalhados para o pós COVID-19, as classificações das competições à data de 11 de Março poderão, eventualmente, ser tidas em conta, mas nunca para a atribuição de qualquer tipo de título. Apenas devem ser garantidas a essa equipas situações de vantagem, num eventual futuro modelo competitivo a aplicar.”
No dia 18 de abril, a FPB terá uma reunião, por videoconferência, com a FIBA, sendo que novas medidas serão tomadas a partir dessa data.