LeBron James falou sobre a vantagem que os jogadores europeus, como é o caso de Luka Doncic, têm, em relação aos jogadores que são formados nos Estados Unidos.
Luka Doncic está há pouco tempo na NBA, contudo já teve exibições fantásticas e tem impressionado muita gente com a grande maturidade que apresenta no seu jogo. Apesar disso, LeBron James não parece muito surpreendido com a qualidade do esloveno, uma vez que era algo que ele já esperava.
“Na minha opinião, os jogadores europeus desenvolvem-se mias depressa que os jogadores americanos. O Luka está a ser desenvolvido a um nível profissional desde que idade? 15 anos? Eu não acho que a NBA seja algo intimidante para ele. Não acho que seja algo que ele nunca tenha visto antes.”
LeBron disse ainda que esse desenvolvimento desde uma fase precoce, era uma grande vantagem e deu o exemplo do seu antigo companheiro de equipa nos Cavs, Cedi Osman, em quem ele via uma maturidade superior à maioria dos rookies.
“Eu acho que essa é a principal vantagem do basquetebol europeu. Eles desenvolvem os jogadores desde muito cedo. Eu vi isso com o Cedi Osman no ano passado, em Cleveland. Ele era rookie, contudo era visível que o seu desenvolvimento era superior a alguns jogadores americanos.”
As declarações de LeBron aconteceram depois dos Lakers terem conseguido uma vitória complicada sobre os Mavericks, num jogo em que Doncic teve uma boa prestação, tendo marcado 14 pontos. No fim do encontro, o jovem esloveno ainda foi ao balneário dos Lakers, para receber uma camisola autografada por LeBron, alguém que Doncic nunca escondeu que era o seu ídolo.