A classe do Naismith Basketball Hall of Fame de 2020 inclui Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett, eleitos na sua primeira nomeação. O anúncio oficial foi feito sábado (4 de Abril) e a cerimónia de apresentação dos selecionados está prevista para 29 de agosto em Springfield, Massachusetts..
Bryant, Duncan e Garnett serão acompanhados por Tamika Catchings, nomeada 10 vezes all-star pela WNBA e tetracampeã olímpica; pelo treinador Kim Mulkey, três vezes campeão feminino da NCAA pela Universidade de Baylor; por Barbara Stevens, eleita treinadora do ano da Divisão II da NCAA pela Universidade de Bentley em cinco oportunidades; por Eddie Sutton, vencedor do prémio de treinador do ano da NCAA em quatro oportunidades; e por Rudy Tomjanovich, bicampeão da NBA como técnico dos Houston Rockets e medalha de ouro com os EUA nos Jogos Olímpicos de 2000.
Além dos finalistas, o executivo de longa data da FIBA, Patrick Baumann, também foi eleito, elevando a classe de 2020 para nove nomes.
A partir do momento em que fossem elegíveis, era garantido que Duncan, Garnett e Bryant entrariam no Hall of Fame mas o momento, que deveria ser comemorativo, ganhou contornos de emoção devido à morte de Kobe em janeiro deste ano.
“É definitivamente o auge de sua carreira na NBA, e todas as conquistas que ele teve como atleta foram a razão para chegar aqui”.
Vanessa Bryant, esposa de Kobe, em entrevista à ESPN
O anúncio da classe deste ano, que geralmente acontece no fim da semana da Final Four da NCAA, foi feito agora num cenário de total paralização no mundo dos desportos, devido à pandemia de coronavírus. Ainda assim, o anúncio de sábado foi memorável, graças ao nível especial da classe deste ano.
Tim Duncan foi campeão da NBA cinco vezes, duas vezes eleito MVP da liga e selecionado para o All-Star game em quinze oportunidades. Todas essas conquistas foram com a camisola dos San Antonio Spurs, única equipa que defendeu durante toda a carreira.
“É o fim de um longo percurso. Foi uma carreira incrível que apreciei ao máximo. Chamar-lhe um sonho não é fazer justiça, porque nunca sonhei que chegaria a um momento como este. É incrível estar aqui, agora, com estes jogadores com quem vou entrar no Hall of Fame”.
Tim Duncan
Kevin Garnett ganhou um título da NBA, foi MVP da liga e nomeado 15 vezes All-Star durante suas 21 temporadas ao serviço dos Minnesota Timberwolves, Boston Celtics e Brooklyn Nets.
“É o ponto culminante, é O ponto culminante quando dedicas inúmeras horas ao jogo. Dedica-se a um ofício. Não tiras folgas. Jogas com lesões. Jogas independentemente dos obstáculos. Não usas desculpas para nada. Aprendes e constróis. É para momentos como esse que fazes isso. Ser eleito para o Hall of Fame é tudo”.
Kevin Garnett
Kobe Bryant foi cinco vezes campeão da NBA, venceu o prémio de MVP por uma vez e foi selecionado para o All-Star 18 vezes durante suas 20 temporadas ao serviço dos Los Angeles Lakers.
“Não há palavras suficientes para descrever completamente o que Kobe Bryant significou para os Lakers. Kobe não era apenas um vencedor e campeão comprovado, ele deu tudo o que tinha pelo jogo. A sua competitividade feroz, ética de trabalho e motivação eram incomparáveis. Essas qualidades ajudaram Kobe levar-nos a cinco títulos – e agora levam-no ao Hall of Fame, onde será consagrado com os melhores que já jogaram o jogo. Ninguém o merece mais”.
Jeanie Buss, owner dos Los Angeles Lakers