Sarunas Jasikevicius, um das personalidades mais conhecidas do Basquetebol europeu e atual treinador do Zalgiris Kaunas, falou do facto de estarem a subestimar Luka Doncic.
De acordo com as declarações prestadas a Stefan Djordjevic do eurohoops.net, Jasikevicius defendeu Luka Doncic afirmando que o jovem esloveno tem tudo para alcançar o sucesso na NBA. Por outro lado, o treinador lituano falou da desvalorização que os norte-americanos têm feito do craque europeu.
“Os rapazes da universidade não têm ideia daquilo que falam e daquilo que o Luka consegue fazer.”
Com vasta experiência na Europa, onde conquistou quatro Euroligas, mas também na NBA e até no circuito universitário norte-americano, Jasikevicius é uma das pessoas mais indicadas para argumentar sobre as diferenças entre o Basquetebol europeu e o norte-americano.
Do ponto de vista do treinador do Zalgiris Kaunas, ninguém no draft da NBA conseguiria conquistar na Europa aquilo que Luka conquistou.
“Não tem a ver se és esloveno, ou europeu, mas é impossível para outra pessoa fazer as mesmas coisas na Euroliga que o Luka fez. Claro que a experiência o ajudou imenso. Ele jogou aqui durante três ou quatro anos neste nível, portanto não há nada de novo para ele. Está habituado… No entanto, não há qualquer hipótese desses rapazes conquistarem aquilo que ele conseguiu conquistar.”
Para além de referir que a concorrência de Luka Doncic não conseguiria alcançar os seus feitos no “velho continente”, Jasikevicius recorreu à sua experiência pessoal para comparar as duas competições, a NBA e a Euroliga.
“Eu joguei na universidade, na Euroliga, praticamente em todo lado e sei que a Euroliga é uma excelente competição. É muito exigente e para um jovem fazer o que ele fez num clube grande é incrível. Ele não jogava por uma equipa pequena onde poderia ter todos os lançamentos, toda a responsabilidade e depois bons números… Não, ele jogou num sistema, numa equipa forte e liderou-os à vitória.”
Para o treinador de 42 anos, Luka tem tudo para se tornar num grande jogador, no entanto, tal como muitos outros igualmente talentosos, também existe a possibilidade de nunca corresponderem às expectativas.
“Penso que o Luka tem tudo aquilo que é necessário para se tornar num grande jogador. Não tenho dúvidas disso, mas sempre houve muitos jogadores que tinham tudo e falharam. O que o separa do resto, é a forma excepcional como ele lê o jogo, raríssima para sua idade. Ele vê coisas que não se aprendem e que um veterano de 30 anos não consegue ver… Mas para ele, é absolutamente normal.”
Jasikevicius comparou ainda Doncic com a lenda do Basquetebol europeu, Drazen Petrovic, vendo semelhanças no jogo de cada um.
“O Drazen e o Luka podem ser comparados de certa forma. O Luka é maior mas o Drazen era melhor lançador. Eles são de gerações diferentes mas têm qualidade semelhantes e são igualmente talentosos. Ambos conseguem chegar ao cesto facilmente, atirar de fora, tem criatividade… Vai ser interessante ver como continuará a carreira do Doncic nos Estados Unidos.”
Será interessante para Jasikevicius, assim como para todos nós, que ansiamos pela estreia do jovem prodígio europeu que certamente terá sobre si muitos dos holofotes da próxima época da NBA.