Depois da ACB declarar que não iriam existir descidas de divisão no principal escalão do basquetebol espanhol e após as equipas da Liga Endesa recusarem um alargamento do número de equipas no campeonato, o Gipuzkoa Basket, primeiro classificado da LEB Oro, segunda divisão espanhola, já anunciou que vai recorrer à justiça para conseguir a sua subida de divisão.
O Conselho do Desporto Espanhol, a ACB e a Federação Espanhola de Basquetebol reuniram-se esta semana mas não chegaram a qualquer conclusão. O Gipuzkoa vai pedir a suspensão da temporada 2020-21 e pretende uma rápida resolução do caso.
Se assim acontecer e a decisão for favorável ao clube basco, pode preparar o plantel da próxima temporada com tempo suficiente. Caso não seja permitida a subida, terá de alterar todo o seu projeto e orçamento para ajustar à realidade da LEB Oro.
A ACB pretende responder, alegando que a documentação do Gipuzkoa foi entregue com atraso. O presidente do clube já respondeu a esta possibilidade, dizendo que os documentos foram entregues mais tarde devido à incerteza provocada pelo cancelamento das competições após o agravamento da pandemia da Covid-19.
Por último, a ACB ainda tentou negociar uma compensação económica para que o Gipuzkoa permanecesse na LEB Oro, algo que o clube basco recusa, já que afirma que conquistou o acesso à Liga Endesa dentro de campo e de forma inequívoca.