As conversações entre os Rockets e os responsáveis de Capela, chegaram finalmente ao fim, depois de ter sido acordado um contrato de 5 anos, no qual o jogador irá receber 90 milhões de dólares.
Houston has reached an agreement with Clint Capela on a 5-year, $90m extension, sources tell ESPN.
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) July 27, 2018
Este acordo com Capela, era fundamental para a equipa de Houston, uma vez que já tinha perdido jogadores importantes, como é o caso de Trevor Ariza e de Luc Mbah a Moute.
As conversações arrastaram-se durante algum tempo, uma vez que foi noticiado por várias vezes, que o poste suíço não aceitaria menos que 100 milhões de dólares por 4 anos de contrato, contudo a formação do Texas estava longe desses valores. Com a situação atual, onde já eram muito poucas as equipas, que tinham possibilidades financeiras para contratar Capela, era óbvio que o jogador teria que fazer fazer algumas cedências.
Na última temporada, o poste foi um dos jogadores que maior evolução teve, o que o colocou na luta pelo prémio de Most Improved Player. A sua participação nas manobras ofensivas da equipa, era grande e de muita qualidade, aproveitando muito bem os passes tanto de James Harden como de Chris Paul, contudo destacou-se ainda mais na defesa, tornando-se um dos melhores postes defensivos da liga.
Capela acabou a época com 13,9 pontos, 10,8 ressaltos e 1,9 blocos, sendo que a sua ajuda foi fundamental na boa campanha que os Rockets fizeram, que lhes valeu o título da conferência Oeste.
Com apenas 24 anos, tem ainda muita margem de progressão e alguns fatores que ainda podem ser muito desenvolvidos. Apesar de ser forte debaixo do cesto, Capela não faz muitos lançamentos de meia distância, sendo que esse é um dos pontos que ao ser melhorado, vai fazer com que seja ainda mais difícil de o defender.