Os Milwaukee Bucks receberam e venceram os Houston Rockets, 108-94, numa partida que ficou marcada pela estratégia defensiva brilhante dos Bucks, na defesa a James Harden e pela grande exibição de Eric Bledsoe.
O jogo entre Bucks e Rockets era o mais esperado da última noite, uma vez que além de serem duas das melhores equipas da atualidade, ambas têm os mais fortes candidatos a MVP desta época. Apesar de toda esta expectativa, é justo dizer que a grande figura do encontro foi Mike Budenholzer, que montou uma estratégia brilhante, para diminuir ao máximo a capacidade ofensiva de James Harden.
Sempre que a estrela dos Rockets iniciava um contra-ataque, o seu defensor, que habitualmente era ou Eric Bledsoe ou George Hill, colocava-se ao lado dele, ao invés de o defender frente a frente, dando sempre a Harden o seu lado direito e quase que obrigando o jogador a fazer penetrações de todas as vezes que chegava ao ataque. Desta forma, era muito mais complicado para Harden conseguir tirar as faltas que habitualmente consegue, faz com que seja mais fácil para o defensor desarmar o seu lançamento sem fazer falta e ao convidá-lo à penetração, faz com que ele tenha que lançar vezes sem conta nas áreas próximas do cesto e por cima de jogadores grandes, como Brook Lopez, DJ Wilson ou Giannis.
Como é óbvio, James Harden conseguiu converter alguns desses lançamentos, contudo foram vários aqueles que falhou, tendo terminado o encontro com péssimas percentagens, 34,6% de dois pontos, com 9 em 26 e 11,1% de três pontos, com 1 em 9. Terminou a partida “apenas” com 23 pontos, tendo conseguido ainda 10 assistências.
Também vimos um James Harden frustrado e irritado a certa altura, fazendo lançamentos demasiado forçados e nesse aspeto, os Bucks conseguiram mesmo entrar na cabeça da estrela dos Rockets.
Além desta desempenho defensivo brilhante, também houve destaques a nível ofensivo, como Eric Bledsoe, que terminou com 23 pontos e foi fundamental no terceiro período, onde marcou 16 pontos e ajudou os Bucks a garantirem praticante a vitória e Antetokounmpo, que apesar de ter estado mais discreto, terminou com 19 pontos e 14 ressaltos.
Este jogo pode ter sido preponderante para a restante época dos Rockets, uma vez que as debilidades de Harden e dos Rockets ficaram bem visíveis. As de Harden, uma vez se alguém lhe retirar os lançamentos de três pontos e os inúmeros lances livres que consegue por jogo, a sua influência na partida diminui drasticamente, como foi visível ontem e os Rockets, porque quando Harden não está num nível alto e precisam de mudar um pouco o estilo de jogo, as alternativas parecem inexistentes.
Agora, será interessante saber se as restantes equipas da NBA vão adotar esta estratégia de Budenholzer, quando defrontarem os Rockets e saber se Harden conseguirá dar a volta, se for colocado novamente numa situação semelhante.