Depois de Giannis Antetokounmpo e Paul George, chegou a vez de Rudy Gobert assinar um extravagante acordo que o ligará à equipa dos Jazz por mais 5 temporadas. O poste francês de 28 anos assina assim o maior contrato da sua vida e da história da sua posição.
Com um currículo fascinante – 2x Defensive Player of the Year, 1 presença numa equipa All-NBA, e All-Star no ano passado -, Gobert era um dos atletas mais cobiçados da free agency do próximo ano. No entanto, evitando correr riscos de perder um dos seus principais ativos a custo zero, a equipa de Utah não temeu abrir os cordões à bola, recompensando a sua âncora defensiva com o terceiro maior contrato da história da NBA.
Na realidade, eram várias as equipas que ansiavam pela chance de conseguir o atleta gaulês a um preço acessível no próximo verão. A sua limitação ofensiva era causa de preocupação para a generalidade dos interessados, já que este tipo de valores só são normalmente atingidos em jogadores que tenham uma vasta aptidão nesse lado do campo. No entanto, os Utah Jazz, perturbados pela hipótese de perder um dos pilares do seu recente sucesso, optaram por não desfazer (para já) o duo Donovan Mitchell/ Rudy Gobert – cujo fim era de aparente iminência há uns meses.