O base croata 27 anos chega ao FC Porto proveniente dos gregos do Kolossos Rhodes depois de passagens pela Suécia, Lituânia e Croácia.
Com 1.83m de altura, Toni Prostran, croata natural de Zadar apresenta-se como o novo reforço do plantel azul e branco, suprimindo a baixa deixada com a saída de André Bessa para a União Desportiva Oliveirense. Moncho López, em declarações oficiais ao site do clube, mostrou-se bastante satisfeito com esta nova contratação para o elenco portista.
“Contratámos um dos bases mais talentosos do basquetebol europeu. Toni tem uma ampla experiência internacional, com as seleções croatas e também a nível de clubes, tendo disputado diferentes campeonatos nacionais.”
Para o treinador do FC Porto, Prostran oferece grande qualidade ao basquetebol azul branco dado que é um jogador que facilmente cria oportunidades de lançamento para os seus companheiros, como também se assume como um lançador bastante acima da média.
“(…) é capaz de criar vantagens para os seus companheiros através do pick and roll e do jogo de um contra um. Também pode assumir o papel de concretizador se for necessário, pois é um excelente lançador.”
Pela Croácia conquistou o bronze no Europeu de Sub-18 (2008) e no Mundial de Sub-19 (2009). Como atleta sénior, Prostran foi destacado como o jogador do ano na Suécia (2014/15 e 2015/16), assim como na Lituânia (2016/17).