Portugal assegurou a passagem aos quartos-de-final e o primeiro lugar do Grupo A, com uma vitória por 55-42 contra a Suiça. A nossa selecção tem amanhã um dia de descanso e entra de novo em ação sexta-feira às 13h15. O adversário português apenas será conhecido depois do jogo Hungria-Bélgica.
Portugal começou o jogo a mostrar clara superioridade frente a uma selecção suíça que ainda não conheceu o sabor da vitória neste europeu. Ao fim dos dez minutos iniciais a vantagem era de 7 pontos e seria de esperar que aumentasse até o intervalo.
No entanto, a turma suíça surpreendeu e acabou mesmo por ganhar o segundo período por 17-12 e Portugal ia para intervalo com uma “perigosa” vantagem de 2 pontos. Os jovens portugueses começaram o terceiro período concentrados e determinados em mostrar a evidente superioridade portuguesa. A Suiça marcou apenas 5 pontos (menor pontuação da selecção suíça num período até o momento) contra os 17 de Portugal,colocando um fim prematuro no jogo.
O resultado final foi de 55-42 e é de sublinhar a qualidade defensiva da equipa lusa (conseguiu 14 roubos de bola) e a eficácia portuguesa no lançamento exterior (Portugal é, neste momento, a quinta equipa com melhor percentagem de lançamentos de triplo-37%)
A nível individual é de destacar a exibição de Miguel Correia que concretizou 4 triplos e terminou a partida com 12 pontos e 5 roubos de bola ( está no top5 de jogadores com mais triplos convertidos -13 – e com maior percentagem de triplo-50%). Francisco Amarante com mais uma exibição polivalente, 15 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências e ainda Lamine Banora com 10 pontos e 4 ressaltos.
Portugal termina assim a fase de grupos com quatro vitórias e apenas uma derrota, contra a Noruega por apenas um ponto. Portugal é a segunda selecção do europeu com menos turnovers, é essencial que Portugal continue assertivo neste capítulo pois conservar cada posse e bola é muito importante devido à menor capacidade lusa de ganhar ressaltos ofensivos.
Como referimos anteriormente, a selecção volta a jogar na sexta-feira, dia 3 de Agosto às 13h15. Uma vitória garante desde já a melhor classificação portuguesa num europeu de escalões de formação masculino e deixa a selecção muito perto de uma histórica e inédita subida de divisão!