O jogador dos Boston Celtics, Jabari Bird, foi detido na sequência de uma acusação de violência doméstica, tendo sido posteriormente libertado sob o pagamento de uma fiança de 50 mil dólares.
Alegadamente, o extremo dos Celtics estrangulou e agrediu durante 4 horas a sua namorada, tendo inclusivamente deixado a mesma incosciente. Apesar do jogador se declarar como não culpado, já foi suspenso da organização de Boston que veio publicamente afirmar que condena qualquer prática de violência doméstica.
Foram também encontradas mensagens entre o jogador e a namorada, onde Bird ameaça suicidar-se caso a jovem de 24 anos não voltasse ao apartamento, a jovem alegadamente encontrou o jogador na banheira desmaiado com convulsões.
Caso seja condenado, Jabari Bird pode ser condenado a uma pena de prisão de 10 anos. Horas depois de ser libertado pelas autoridades, Bird emitiu um comunicado:
“Vou afastar-me da equipa enquanto lido com os meus problemas. Peço desculpa à minha família, aos Celtics, aos meus companheiros de equipa e aos fãs da NBA pela distracção desnecessária que causei.”
Já os Celtics responderam a este comunicado condenando actos de violência doméstica.
“As nossas orações estão com a vítima do incidente. A organização dos Celtics acha deploráveis os actos de qualquer tipo de violência doméstica. Assuntos desta natureza são tratados pela Liga, não por nós… A equipa não tem mais comentários a fazer sobre isto.”
Jabari Bird até pode ficar em liberdade, mas certamente não arranjará mais nenhum contrato na NBA.